quinta-feira, 20 de maio de 2010

Água de Moringa e Joel Nascimento

Terça-feira foi dia de ver mais um filho ser jogado no mundo.
No Teatro Carlos Gomes, o Água de Moringa lançou seu último disco, Obrigado Joel, que eu gravei e mixei durante quase 5 anos.

A gravação do disco começou em 2005 (acho). Foi interrompida por minha viagem pra Aspen, retomada com minha volta, interrompida por compromissos individuais de cada um dos moringuetes, e sempre retomada novamente. O último gás ao disco foi dado pelo próprio Joel do Nascimento, quando perguntou se a ideia do disco era fazer uma homenagem póstuma a ele. Aí os moringuetes resolveram correr pra fechar últimos solos e me mandar mixar.

As pessoas estão me sacaneando porque eu disse que o show foi lindo e emocionante, mas tenho certeza que já tinha dito isso antes durante a mixagem desse disco (talvez não aqui porque acho que nem tinha um blog, mas com certeza disse isso pra eles do Água). As gravações do disco eram sempre divertidas... os moringuetes são seres muito doentes e loucos, que raramente conseguem falar sério, mesmo quando estão com problemas, como os arranjos do Jayme, pra resolver. As sessões eram sempre cheias de bobagens e risadas, e sempre aquela atenção ao som e à execução. Raramente sobrava tempo pra prestar atenção nas músicas.

A mixagem foi diferente. Mixei o disco sozinho no estúdio. Depois mandava o resultado final por email pra eles e eles comentavam o que podia melhorar ou piorar.
Mas sozinho no estúdio deu pra perceber detalhes dos arranjos e, mais importante, deu pra conhecer as composições do Joel.

O disco tem de tudo. Músicas animadas, músicas tristes, músicas saudosas, músicas lindas e músicas emocionantes.
Tinha momentos em que era difícil continuar trabalhando naquilo friamente. Pensando só em como fazer soar bem cada instrumento e cada detalhe.
No fim das contas, acho que fiz um bom trabalho e me orgulho dele.

E ontem foi o dia do lançamento do disco. Um show do Água de Moringa com participação de Joel Nascimento no Teatro Carlos Gomes.

Casa cheia... muitos amigos e conhecidos... e eu lá, tentando fazer ao vivo o que fiz em estúdio. Tentando fazer soar cada instrumento, cada detalhe de cada música. E tentando me manter trabalhando friamente naquilo. E de novo foi difícil.

No fim do dia, de novo acho que fiz um bom trabalho. Foi um show muito bonito e muito emocionante, e eu espero que muitos outros desse venham por aí, e que eu possa fazer cada um deles.

Parabéns ao Água pelo disco novo (quem quiser ouvir um pouco dele, pode ir no myspace dos moringuetes).
Parabéns ao Joel pela música dele.

E obrigado pela oportunidade

3 comentários:

marinaesanta disse...

Nada é mais emocionante para uma mãe do que ver um filho feliz por fazer um trabalho que o realiza, do qual se oegulha e que faz com alegria...

tendadaraposa disse...

apaixonado?

Miss Condessa de AlparGatas Domitila Cute Lil Kitty de Orleans e Bragança Krieger disse...

definitivamente, tem algo te amolecendo... heheheh
:o)