sexta-feira, 17 de abril de 2009

guitarrista é uma raça que não presta

Eu adoro guitarras (que mentira) bem tocadas. Eu gosto de um bom arranjo de guitarra (coisa praticamente inexistente). Eu gosto de um timbre bem tirado, bonito, que encaixe bem na música (ha ha ha). Eu sou amigo de guitarristas...

Mas ainda assim eu não entendo por que, com exceção do meu ídolo guitarrístico (apesar dele, com certeza, não achar nada disso dele mesmo) Fabiano Krieger, guitarristas precisam de tanto volume assim?

Caralho... pra tocar guitarra você precisa de um amplificador. Ok. Guitarra desligada não tem som de nada (a menos que seja uma boa semi-acústica, o que normalmente não é o caso). Baixo elétrico é a mesma coisa. E os dois instrumentos (guitarra e baixo) normalmente precisam dialogar com bateria, que já tem seu som natural e costuma ser alto.
Mas ainda assim... caraleo, pra que tanto volume?????

Eu gosto de tocar com o Benjão e o Bubu (como fiz hoje no show do Jonas). Eu aprendi a gostar da onda deles... aprendi a gostar dos timbres e das ideias. Eu não gostava quando comecei a "andar" (essa só vai entender quem viu o show do Jonas hoje, e ainda assim não é garantia) com esse povo do "rock". Mas fui ouvindo, acostumando e gostando. É bom tocar com eles, assim como é bom tocar com o RDG no baixo (apesar de eu continuar achando que apesar de bom baixista, Ricardo é simplesmente gênio no teclado) e com o Marcelinho na bateria (aliás, meu baterista preferido atualmente é ele, e tenho tão pouca oportunidade de tocar com ele que me dá raiva).

Mas, putaquiupariu, será que eu tenho que sair praticamente surdo de todos os shows que faço com eles? Seja tocando, como com o Jonas, ou fazendo o som, como nos shows Do Amor, as guitarras normalmente são insuportavelmente altas.

Fazer o som Do Amor é sempre uma aventura... a passagem de som começa, eu faço meu trabalho ignorando o fato de que não da pra ouvir nada além das guitarras quando eles tocam. Aí eu tendo, no meio da passagem, fazer com que eles abaixem o volume pra eu não precisar ensurdecer a plateia. Às vezes eu consigo, às vezes não. Quando não consigo é até meio triste porque eu fico sem controle do volume das guitarras e acabo aumentando a porra toda pra nego poder ouvir, e termino o show com reclamações de que tava tudo muito alto.

Tocar com eles... é uma alegria ouvir as levadas que aparecem de vez em quando... normalmente do nada no meio de uma música. É uma alegria naipear com eles aquelas frases que o Jonas escreveu só pra guitarras, ou pra teclado, ou pra naipe de sopro que normalmente não faz parte dos shows. Mas é quase certo de eu terminar o show sem escutar direito.
E hoje não foi diferente. E pra piorar, no cinemathèque com o Jonas, ou eu toco de fone ou eu não escuto porra nenhuma do saxofone. Então eu passei o som de fone... pedi, com certo medo, um pouco das guitarras no meu ouvido porque, na passagem de som, eu precisei pra escutar os dois (e eu estava ao lado do amplificador do Bubu).
Não passei do terceiro compasso da primeira música do show pra pedir pro Marciel (o técnico de lá) baixar a guitarra do Bubu (que foi cortada do meu fone e ainda assim ficou alta). Depois foi a vez do Benjão estourar meus ouvidos.

Enfim... ainda assim, quase ficando surdo, tirando o fone no susto algumas vezes em determinados momentos de estoporação total das músicas, e ouvindo um zunido lindo pós-show, o concerto foi uma maravilha. A galera estava animada, o Jonas é sempre bom, eu adoro as músicas e adoro tocar.

Mas é sempre assim... eu termino os shows Do Amor ou do Jonas ou da Nina, fazendo som ou tocando, com a certeza de que gosto cada vez mais do Fabiano.
Adoro os caras, Bubu e Benjão, mas o Fabiano não tem comparação pra mim...

4 comentários:

Edu Martins disse...

Vou escutar um disco do Zappa e depois um do Steve Vai em sua homenagem.

Mariana Giacomelli disse...

Depois dessa...
Será que eles leem seu blog?

Miss Condessa de AlparGatas Domitila Cute Lil Kitty de Orleans e Bragança Krieger disse...

Eu também acho que o Fabiano não tem comparação...

Nathalia Calmon disse...

Uma hora esses meninos acreditam que vão deixar a gente surdo!