quinta-feira, 28 de maio de 2009

pequena discussão filosófica

Muitos já devem ter visto isso por aí (aliás, não me denunciem, eu não sou ladrão de cartões de instrução de avião, mas precisava pegar esse emprestado pra fazer essa discussão filosófica) mas poucos devem ter reparado. Eu mesmo já viajei bastante e só fui reparar isso voltando do paraíso em curitiba.

Reparem então nas instruções de como utilizar o bote, caso seu avião tenha um.


O primeiro e o segundo quadrinhos da segunda fila, assim como o primeiro quadrinho da terceira fila mandam amarrar a cordinha do bote em algum lugar antes de joga-lo ao mar para inflar. Até aí, tudo certo. Ninguém quer correr o risco de jogar o bote na água, inflar e ver o bicho fugindo pelo oceano e deixando todo mundo "a pé" no avião caído.
Mas depois de inflado e embarcado, o que fazer?

Isso

Repararam no quadrinho pequeno? Não? Então vejam



Pois bem, basicamente as instruções dizem:

1 - retire o bote do compartimento
2 - amarre a cordinha do bote pra ele não fugir
3 - jogue o bote n'água e puxe a outra cordinha pra inflá-lo
4 - embarque no bote para ser feliz
5 - corte a cordinha que amarra o bote ao avião usando um objeto cortante

Pois bem... lá atrás, antes da viagem começar e muito antes do avião cair na água, quando você fazia o seu check in, o funcionário do balcão perguntou se você tinha, na sua bagagem de mão, algum objeto cortante ou perfurante. E você disse que não.

Depois você colocou sua bagagem de mão no raio X e eu já vi gente perder cortador de unhas, chave de fenda, ferramentas pequenas para ajuste de instrumentos, estantes de instrumentos... coisas que o raio X não deixa passar, com as quais você não pode embarcar no avião porque são objetos cortantes ou perfurantes.

Algumas horas depois você, embarcado no bote salva vidas depois do seu avião ter caído na água, precisa cortar a cordinha que te prende ao avião que pode afundar a qualquer momento, procura nos bolsos e pede pra alguém te arrumar alguma coisa pra cortar a cordinha. Mas não consegue porque todos os objetos cortantes estão ou dentro da sua mala, que está embaixo d'água, ou no "lixo" do aeroporto depois de terem sido flagrados no raio X.

Logo, se você não conseguiu enganar o raio X, seu destino é morrer amarrado ao avião naufragado.

E não venham me dizer que deve ter um objeto cortante qualquer no avião porque isso não faz sentido. Se eles me impedem de entrar com estante de instrumento (não eu porque eu sou esperto) no avião, por que eles podem ter uma faca ou tesoura lá dentro? Se a ideia por trás da proibição de objetos cortantes carregados pelos passageiros é evitar um segundo 9/11, por que ter objetos cortantes dentro do avião?

OK... impossível não ter um objeto cortante para emergências no avião? Então não me perturbe com meu cortador de unhas ou minhas ferramentas ou minha estante de instrumento. Não estou pedindo pra entrar no avião com um faca, nem mesmo com um canivete. Mas, porra!!!

Enfim... viva a pseudo-filosofia

4 comentários: