sexta-feira, 8 de maio de 2009

eu agora sou mais feliz

Eu adoro a pirataria e a internet!

Eu sei que os artistas dizem que odeiam a pirataria... o motivo desse ódio é, na verdade, a falência das gravadoras. Artistas de gravadoras quando fazem disco, recebem um dinheiro de vendas adiantado. Independente do disco ser sucesso ou fracasso, eles embolsam uma grana, normalmente alta, da gravadora e deixam o risco de vender ou não para a empresa. Os artistas já estão com o bolso cheio de dinheiro quando seus discos encalham nas prateleiras ou saem voando para todos os lares brasileiros.

As gravadoras odeiam a pirataria... porque piratas levam gravadoras à falência. Se um disco não vende a gravadora perde dinheiro de fabricação, distribuição e propaganda. Esse dinheiro não volta e, além disso, a gravadora ainda deu um adiantado pra seu artista ficar feliz. Com a pirataria a mil por hora e o dinheiro parando de entrar para as gravadoras, a primeira atitude a tomar é cortar o adiantado dos artistas.

Sem adiantado os artistas morrem de fome (afinal de contas, quem no universo consegue viver sem uns milhares de reais adiantados de um trabalho que ainda não aconteceu?). Por isso os artistas odeiam a pirataria mas, na verdade, todo mundo ama a distribuição ilegal de cópias piratas de discos.

É melhor vender 100 mil cópias originais para 100 mil pessoas por 25 reais cada cópia ou vender 1 milhão de cópias piratas para 1 milhão de pessoas por 5 reais?
Certo... nenhuma percentagem desses 5 reais vai para os artistas. Mas e a divulgação? Artista ganha dinheiro mesmo fazendo show... e quanto mais gente escutar as músicas, mais gente vai querer show e mais dinheiro vai entrar em apresentações.

Disco independente é complicado porque os artistas independentes têm que tirar dinheiro do bolso pra pagar estúdio pra gravação, mixagem e masterização, pra pagar a arte e a prensagem. E aí ficam os independentes com centenas de cópias de seus discos em casa, procurando pra quem vender por quanto dinheiro conseguirem ou simplesmente distribuirem os discos de presente.
O sonho de qualquer artista independente (pelo menos é o meu) é um dia, andando pela Carioca, ver seu disco sendo vendido por um camelô. Ou, vagando pela internet, encontrar um link para baixar seu disco de graça.

Essa enrolação toda sobre pirataria foi só pra dizer que graças a ilegalidade da distribuição gratuita de links, torrents e afins, eu hoje tenho a discografia completa do Stevie Wonder.

Eu já tinha a maioria dos discos e ainda pretendo ter todos eles em CD em casa (esse é outro aspecto da pirataria. Certo, você baixa o disco ou compra o CD pirata no camelô. Mas quem gosta do disco mesmo, de verdade, vai comprar o orginal mais cedo ou mais tarde... sem perda de dinheiro pros artistas). Mas agora eu tenho todos os discos do Stevie no meu computador... É uma lista infinita de música simplesmente sensacionais, e eu agora sou mais feliz

2 comentários:

Natália Lepri disse...

Tbm acho!

Edu Martins disse...

Eu adoro musica. E gosto bastante de arte gráfica, fotografia, e tenho uma curiosidade enorme para ouvir muitos discos só por causa de uma arte bem feita.

Valorizo demais os originais feitos com cuidado, com encartes criativos, mas com o preço atual dos cds, é impossível se manter õ hábito de comprar discos, até mesmo por que muito do que gosto nem lançado no Brasil é, e o importado sai caro demais por causa dos impostos.

Faço questão de comprar sempre que acho um disco que queira com um preço acessível ou pinta uma oportunidade legal.

Com o advento da MP3, consegui conhecer artistas e ter discos que nem sonhava ter se fosse da maneira tradicional.