segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mestre Mug

O Odilon já passou com a Grande Rio e mandou muito bem, como de costume, com umas paradinhas complicadas e muito bem executadas.

Mas Mestre Mug veio pra avenida com a bateria da Vila Isabel e seu enredo sobre o centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E sempre que se fala no Theatro Municipal a gente pensa naquelas operas e peças clássicas e não consegue deixar de pensar na valsa, que é um ritmo bem característico de bailes antigos e da elite da sociedade que frequentava o Theatro.

Pois bem... virada do samba, primeira estrofe, a bateria sobre, para, e bate uma levada em 3x4 (na verdade um 6x8 variado, como é o sentimento da valsa). O samba é em 2x4... a batida de funk que a Viradouro introduziu há uns anos atrás é em 4x4. São tempos pares, fáceis de alternar. E aí vem o Mug, com a bateria da Vila Isabel e seu enredo sobre o centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e joga uma batida de valsa, muito bem encaixada no samba, na primeira estrofe da letra.

E aí eu fiquei embasbacado com o feito, de boca aberta olhando pra televisão querendo comentar com alguém (meu irmão não tava em casa)... e enquanto eu to pensando em ligar pra ele, o arranjo segue e rola uma outra paradinha que acompanha o ritmo de alguns versos da letra na segunda estrofe.

Poutaquiupariu!!!!

Aí eu liguei pro meu irmão, comentei com a Patricia (que apesar de entender o que eu falei não deve estar imaginando minha excitação com o fato), e enquanto eu estava dizendo pra ela que não deveria se repetir tão cedo, menos de 15 minutos tinham se passado desde que aquilo tinha acontecido pela primeira vez... e o Mug puxa o arranjo de novo!!!!

Pena que meu irmão chegou em casa 1 minuto depois da volta do samba. Mas vai se repetir... tem que se repetir muitas vezes mais. O Dudu Nobre TEM que comentar isso nessa transmissão de merda da Globo.

Pode ser que isso já tenha acontecido antes na história do carnaval. Mas eu nunca tinha visto e estou abismado!

Se ninguém vier inovando muito mais daqui pra frente, estamos no início dos desfiles mas eu acho que o Estandarte de Ouro de Bateria está definido. É da Vila Isabel do Mestre Mug

2 comentários:

nonsense disse...

que mané Dudu Nobre o q... o lance é acompanhar o carnaval com os comentários do dani

Edu Martins disse...

Agora sim estou esclarecido sobre quem é Mug. Vou prestar atenção, pois francamente tudo me parece igual demais nas escolas de samba...