segunda-feira, 16 de novembro de 2009

o mundo está perdido mesmo

Do "respeitável" portal da UOL



isso realmente não faz o menor sentido...

ou eu sou um idiota e acho que escrever assim é errado (o que não e tão impossível assim, visto meu analfabetismo), ou nego realmente já não dá mais a menor importância pra escrever minimamente direito...

Visando A enfrentar está errado, não? Ou eu sou um idiota?

EDIÇÃO:
Estou recebendo notícia de que é provável que eu seja mesmo um idiota. Ainda assim... se não está errado, deveria estar. Que se fodam as regras. Eu estou dizendo!

2 comentários:

Anônimo disse...

...Só pra registrar [senta que lá vem história!]:

"Visar" no sentido de "ter (algo) como desígnio", "ter por fim ou objetivo"; "mirar (a)", "propor-se" pode construir-se com objeto indireto, introduzido pela preposição "a" [por exemplo "visando a enfrentar o Barça"].

A construção proposta por você, com objeto direto [sem o "a"], é mais usual na linguagem coloquial, principalmente se o complemento for uma oração reduzida de infinitivo [por exemplo, "visando enfrentar o Barça"].

No final, nem você nem a UOL são muito sérios...

Beijos,
Ju.

Ps.: não acredito que você postou isso... aliás, não acredito que eu respondi!

marinaesanta disse...

Só pra enriquecer mais ainda tão palpitante tema:
Nos sentidos de dirigir a pontaria, mirar, o verbo "Visar" é Transitivo Direto:

* Visei o alvo com segurança.
* O índio visou o peixe e lançou a flecha.

No sentido de pôr o sinal de visto, rubricar, assinar, o verbo "Visar" é Transitivo Direto:

* As autoridades visaram o passaporte.
* O banco visou o cheque.

No sentidos de ter em vista, ter como objetivo, pretender, objetivar, "Visar" é Transitivo Indireto, exigindo a preposição a:

* As leis visaram ao restabelecimento da ordem pública.
* Devemos visar apenas ao progresso cultural.