domingo, 8 de fevereiro de 2009

por que as pessoas gostam dela?

O samba é um fenômeno atual. O planeta adora samba hoje em dia. Eu nunca fui apaixonado por ele nem o odiei. Sempre gostei na mesma quantidade, mas confesso que a paixão dos outros tem diminuído o meu apreço pelo estilo.
Eu não sou entendedor, não sei letras de centenas de samba de cabeça, não sei a diferença entre as várias sub divisões do samba. Não conheço compositores ou intérpretes e não tenho favoritos (ok... o Zeca é o meu favorito, na verdade). Gosto muito de coisas de várias pessoas. Gosto de várias pessoas cantando várias coisas diferentes. Mas não sou como Pedrita do Cavaco, o Poeta dos Pobres, que tem um milhão de discos de samba no computador, uns mais obscuros que os outros. Nem muito menos um entendedor do estilo como Luis Filipe de Lima ou outros tantos que conheço. Também não sou nascido no samba (apesar de meu pai ter tocado e continuar tocando com muita gente do samba como Martinho da vila e agora Diogo Nogueira, depois de já ter tocado com o pai) como os tantos percussionistas incríveis que eu conheço e sabem tudo de tudo.
Eu consigo identificar um bom grupo de sambistas. Consigo reconhecer o que me agrada e o que me desagrada.
Reconheço, por exemplo, que a banda da Maria Rita é excelente. Cozinha com Camilo Mariano (que, reconheço, não conhecia até sexta mas gostei), André Siqueira e Marcelinho Moreira é uma cozinha de peso que suinga (que palavra escrota de se escrever). E apesar de contar com Jota Moraes (mestre do piano), Marcio Hulk no cavaco e Tuca Alves no violão, além do baixista oficial da Maria Rita, o Sylvinho Mazzuca, o que pesa num grupo de samba é a cozinha.
Cordistas vão me matar (se um dia lerem) por isso, mas é verdade. Violão e cavaco são essenciais pra um bom grupo de samba, mas sem uma percussãozinha que seja, parece que falta alguma coisa.

Pois bem, do pouco que eu ouvi ao vivo no Morro da Urca, na banda da Maria Rita não falta nada. Tem a cozinha de peso, gente boa nas cordas e um mestre no piano.

Na banda dela não falta nada. É uma suingueira (mais escrota ainda essa) fuderosa com um peso absurdo.

Na banda não falta nada (já disse isso?), só uma cantora.

Por que é que as pessoas gostam da Maria Rita? Meu irmão gosta (ou gostava, não sei). O show dela estava lotado no Morro da Urca, então muita gente gosta. Por que muita gente, hoje em dia, gosta de samba. Ótimo... reconhecimento devido ao samba e geração de emprego pro meu pai. Mas daí a gostar da Maria Rita cantando samba já se vão milhas e milhas de distância. E não é só cantando samba. O primeiro disco dela é chato. O segundo é insuportável. Ela canta com todo o tipo de portamento e atalhos pra disfarçar falhas que eu conheço. Ela tem uma voz chata, um timbre monótono.

Ela está rendendo bom dinheiro a alguns amigos meus, então isso é bom.

Mas, putaquipariu... ela não canta samba. A mãe dela cantava samba. Mas quem vai comparar a filha com a mãe? É uma covardia tão absurda que deveria ser proibido pra não destruirem a imagem da Maria Rita, que é esforçada.
Enfim... eu não tenho argumentos fortes contra ela. Só não gosto. E assim como tudo o que eu não gosto, não consigo entender o que faz as pessoas (milhões delas) gostarem.

Talvez por isso eu ainda não seja rico

2 comentários:

Mariana Giacomelli disse...

Eu acho tranquilo não gostar dela..

nonsense disse...

Eu não tenho esta capacidade musical que vc tem pra entender qundo uma coisa é ruim ou não. Nessa área,sou instintiva. Mas sempre achei a Maria Rita chata e babaquinha.